segunda-feira, 14 de junho de 2010

Reinos












Monera
Monera era um reino biológico, que incluía todos os organismos vivos que possuíam uma organização celular procariótica.






Protista





Os micro-organismos classificados no reino protista são pluricelulares microscópios e suas células possuem núcleo delimitado por carioteca. Portanto, são seres eucariontes com núcleo bem definido.








Fungos























Os fungos são os membros de um grande grupo de organismos eucariotas que inclui micro-organismos tais como as leveduras e bolores, bem como os mais familiares cogumelos. Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.












Plantas






O Reino das plantas os principais grupos em que se divide a vida na Terra. São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.










Animais





O Reino Animal é composto por seres vivos pluricelulares, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.










Células

Célula vegetal

















Célula animal

domingo, 13 de junho de 2010

Biomas

Principais biomas:

-Tundra


O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao facto de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, são muito parecidas.









-Taiga





A Taiga, também conhecida como floresta de coníferas ou floresta boreal, localiza-se exclusivamente no Hemisfério Norte, encontra-se em regiões de clima frio e com pouca humidade. Distribui-se ao longo de uma faixa situada entre os 50 e 60 graus de latitude Norte e abrange áreas da América do Norte, Europa e Ásia. Localiza-se, portanto, a Sul da Tundra. O clima é subártico, com ventos fortes e gelados durante o ano todo. Estas florestas são frias e recebem pouca precipitação, 40-100 cm anualmente. As estações do ano são duas, Inverno e Verão. O Inverno é muito frio, longo e seco, caindo a precipitação sob a forma de neve; os dias são pequenos. O Verão é muito curto e húmido e os dias são longos. Os valores da temperatura oscilam entre -54º e 21ºC.O solo é fino, pobre em nutrientes e cobre-se de folhas e agulhas caídas das árvores tornando-se ácido e impedindo o desenvolvimento de outras plantas.






-Floresta temperada



Floresta temperada ou floresta decídua temperada, ou ainda, floresta caducifólia, por causa da queda das suas folhas no período do Inverno, é um bioma encontrado nas regiões situadas entre os pólos e os trópicos, característica das zonas temperadas húmidas e abrange o oeste e centro da Europa, leste da Ásia (Coreia, Japão, e partes da China) e o leste dos Estados Unidos. Situa-se, pois, abaixo da Taiga.As temperaturas médias anuais são moderadas, embora a temperatura média vá cariando ao longo do ano. As quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricos atingem médias entre 75 a 100 centímetros por ano. A energia solar que vai incindindo nas regiões de florestas temperadas é maior do que, por exemplo, nas tundras, e consegue atingir mais facilmente o solo, pois existem espaços maiores entre a copa das árvores do que, por exemplo, nas florestas tropicais.





Chaparral











A temperatura é moderada e encontram-se perto do litoral. Neste meio os incêndios são muito frequentes principalmente durante o Verão.
Este bioma serve de habitat a corujas, insectos, mochos e muitos mais animais.










-Pradaria







Neste meio a precipitação é medíocre de maneira que a vegetação é composta por ervas rasteiras e arbustos, porque não há água suficiente para crescerem grandes árvores; neste bioma não há animais de grande porte.







-Floresta temperada










Este tipo de florestas é o que predomina Portugal , os Verões são muito quentes e os Invernos frios. Constituída de solo rico, dá origem a uma grande variedade de plantas; as sementes.




-Deserto






O deserto é o bioma com menos vida, masmesmo assim tem algumas plantas.






















Biodiversidade

A biodiversidade é todos os modos de vida que existem da terra

Alguns conceitos:

-Bioma - Um dos grandes ecossistemas da Terra, caracterizado pelas condições de clima e de solo, que determinam um tipo particular de vegetação. Exemplos: tundra, taiga, floresta pluvial tropical e deserto.

-Biosfera - Esfera da vida. Toda vida na Terra.

-População - Conjunto de indivíduos da mesma espécie, que vivem no mesmo local, e na mesma época.

-Comunidade biótica - Conjunto de todos os seres vivos, que vivem no mesmo local, e na mesma época.

-Habitat - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada,

-Nicho écologico - é o papel que o organismo desempenha no ecossistema,
Habitat é o local ou lugar normalmente habitado pelos animais de uma espécie.

Condições de vida na terra

-Distância ideal da Terra ao Sol.

-A existência da camada de ozono que filtra os raios e de uma Atmosfera com oxigénio e dióxido de Carbono.

-A existência de substâncias químicas que permitem a reprodução e adaptação dos seres vivos a vários ambientes.

-A existência de água no estado líquido. A água é fundamental para a existência de vida, aliás a vida começou na Água.